quarta-feira, 11 de abril de 2012

Casamento Católico

Ramo de flores pendurado no banco da igreja


Hoje, resolvi escrever um pouquinho de como é um casamento católico... Então para você que vai se casar na Igreja Católica como eu ai vai algumas dicas e alguns dos passos... 




DICAS:
Local da cerimônia a selecionar
Normalmente uma cerimónia de casamento católica será realizada na paróquia da noiva, mas se pretenderem realizá-la na paróquia do noivo, ou mesmo noutra, deverão sempre expor a situação aos párocos responsáveis pelas duas paróquias para obter a autorização dos mesmos.
Se vão casar num santuário, não devem apenas marcar o dia da cerimónia, devem certificar-se que existe um sacerdote disponível para esse dia, pois de outra forma poderão chegar ao dia do casamento com o local marcado e sem ninguém que celebre o casamento.
Uma cerimónia numa catedral, ou numa capela poderá ter uma conotação distinta, sendo, em princípio, a cerimónia celebrada numa catedral, um acontecimento mais formal. Se pretendem uma cerimónia mais formal, o ideal será marcarem-na num local mais sumptuoso. Uma cerimónia mais formal, implica mais custos, dado que a decoração do local, o número de convidados, as custas do local e as indumentárias serão mais dispendiosas.

Decoração da igreja

Antes de decidirem a decoração da igreja, informem-se com os responsáveis pelo local sobre quais as restrições que existem acerca da quantidade de flores, das cores permitidas, da utilização de recipientes e das passadeiras, se é possível espalharem pétalas pelo corredor; para que não estejam a idealizar um tipo de decoração e nada disso possa ser concretizado.

Informem-se também se vão existir mais casamentos para além do vosso no mesmo local. Isto porque convêm saber a que horas podem começar a decorar o local e a que horas têm de remover a decoração - ou se terão de chegar a um compromisso com os outros noivos que também se vão casar no mesmo dia.

Antes da noiva entrar

Quando a noiva chegar à entrada da igreja, deve contar até cinco, inspirar e expirar fundo, colocando entretanto os ombros para trás e para baixo, deve elevar a cabeça, posicionar o bouquet abaixo da cintura para que pareça mais magra, confiante e elegante. Isto dará tempo para que todos a possam admirar e só depois a passos compassados, calmos e marcados é que a noiva deve entrar pelo braço do seu pai e dirigir-se até ao altar.

Tornem a cerimónia ainda mais especial

Na ocasião de expressarem as palavras de consentimento, virem-se de frente um para o outro de mãos dadas para que os convidados vos possam admirar e presenciar um momento tão enternecedor e especial.

OS PASSOS:








Curso de Preparação dos Noivos - vamos abreviá-lo para CPN
Um casamento católico implica sempre um Curso de Preparação para o Matrimónio anterior ao dia do casamento. Este curso tem como objetivo ajudar os noivos a prepararem-se para o casamento, tendo em vista uma reflexão, diálogo e orientação para temas ligados à vida a dois, com base em testemunhos de outros casais já casados e pela orientação de um assistente.



Logo que se dirijam à paróquia onde se vai realizar o casamento, o pároco irá orientar os noivos para um curso CPN, ou seja, um curso de preparação para os noivos. Por vezes o casal de noivos nunca se deparou com este conceito, e nem sempre é óbvio sobre o que se trata. Para saberem o que é pretendido, e no que consiste um CPM, ficam aqui alguns esclarecimentos.

O CPN pretende:

  • Ajudar os noivos a preparar o matrimónio
  • Fazer os noivos refletir sobre o seu noivado
  • Incentivar os noivos a dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos

Objetivos do CPN:

  • Validar as ideias e comportamentos do casal, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais
  • Incentivar a aprendizagem de diálogo entre ambos
  • Refletir sobre situações que afetam a harmonia das relações entre os elementos do casal, de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações
  • Desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família
  • Formação no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável

Quem administra o CPN

A equipa CPN é constituída, normalmente, por um casal coordenador, um assistente e seis casais animadores. Os casais que acompanham os noivos ao longo das sessões têm experiência pessoal das alegrias e dificuldades encontradas na vida de casados. Fizeram revisão de vida e dela darão testemunho. No fim de cada sessão, será facultado um texto sobre o tema da sessão seguinte. No nosso, foi bem animado e descontraído, e nos passou muitas coisas que antes mesmo de nosso casamento já estamos colocando-as em prática no nosso cotidiano..Valeu mtooo !!

Duração do CPN

Tudo dependerá da paróquia na qual farão o Curso de Preparação para os Noivos, e da sua disponibilidade. Normalmente, este curso é administrado pelo menos 6 meses antes da data do casamento, para existir uma verdadeira reflexão sobre o matrimónio. A duração e local irão sempre também depender da diocese onde é administrado, mas normalmente dura 1 ou 2 dias inteiros, ou 4 manhãs/tardes de sábado ou domingo. No final do curso de CPN, o casal recebe um certificado que comprova a sua frequentação. O nosso foi em um domingo inteirinho, durou de 07 às 18h, assistimos à missa das 09h30 que foi ótimaaa e voltada ao matrimônio também pelo Padre André. Fizemos o curso na mesma igreja que vamos nos casar, Boa Viagem, e ai está nosso lindo certificado !

Assim sendo deverão tratar do processo de casamento em dois locais distintos:

na paróquia da noiva:


Caso, assim como eu, você não se casará em sua paróquia de residência, você deverá cumprir mais algumas normas da Igreja para dar andamento ao seu Casamento de fato. Neste caso, vamos abrir o processo...
O processo religioso deverá ser iniciado pelo menos 1 mês antes do casamento. Para tal só é necessário o Bilhete de Identidade dos noivos, as respetivas Certidões de Batismo e Atestados de Estado Livre (para confirmarem que não estão casados com outras pessoas). Os Atestados de Estado Livre serão facilmente obtidos através da paróquia que organiza o processo. Depois de preenchidos os impressos, os editais serão afixados na paróquia e ficarão a "banhos" (ou seja, expostos ao público) durante três domingos. Durante esse período, e autorizado o casamento pela conservatória, o padre também irá averiguar se há ou não outros impedimentos.
Não existindo impedimentos, este processo vai para a Paróquia onde os noivos pretendem se casar, no meu caso A Boa Viagem.
Relativamente à celebração da cerimónia será necessário testemunhar o ato, e para tal será necessário apresentar 2 testemunhas chamadas de padrinhos (no mínimo), mas  normalmente a igreja já na marcação da data de seu casamento já te passa as orientações e nesta está o número limite de padrinhos que vocês noivos podem ter, no meu caso por exemplo, são apenas 5 casais para cada noivo.

no registo civil

O processo Civil é necessário levarem os bilhetes de identidade; em algumas Conservatórias que ainda não estejam informatizadas serão também necessárias as certidões de nascimento. Este processo só se poderá iniciar 3 meses antes do dia do casamento, e nunca antes, pois as algumas conservatórias não o permitem, no cartório de BH aceitam que entrem com o processo até 40 dias antes do casamento para que possam verificar toda a documentação, no ato de abertura do processo matrimonial do cartório, tem que se ter 2 testemunhas que não precisam ser as mesmas do dia do casamento Civil Oficial.. Atualmente alguns cartórios do Brasil também já o poderão fazer online, pois já o é permitido, mas em BH não temos esta opção ainda.

Ritual da cerimónia religiosa do casamento católico


Padre a realizar cerimónia de casamento religioso





A cerimónia de casamento tem uma estrutura básica que poderá permanecer simples ou ser acrescentada com diversos detalhes que a tornarão mais pessoal.

Ritual básico da cerimónia religiosa

  • Procissão de entrada
  • Início da celebração feito pelo sacerdote que celebra a cerimónia
  • Rito do Matrimónio (...sim aceito)
  • Encerramento da cerimónia pelo sacerdote
  • Assinaturas
  • Procissão de saída

Procissão de entrada

Para simbolizar “o encontro de duas vidas” a entrada no local da cerimónia é feita em alturas diferentes e muitas vezes por locais diferentes. Os noivos encontram-se em frente a quem mais amam e unem as suas vidas. Tradicionalmente, a procissão de entrada básica é:
  • O noivo entra com o padrinho pela porta lateral da igreja colocando-se ao lado direito do altar ficando o padrinho do seu lado direito.
  • Entram os pais do noivo que se sentam na primeira fila do lado direito da igreja.
  • Entra a mãe da noiva que se senta na primeira fila do lado esquerdo da igreja.
  • Entra a madrinha que se coloca no lado esquerdo do altar.
  • Antes da noiva, entra o menino das alianças seguido pela menina das flores.
  • Entra a noiva pela porta da frente ao lado esquerdo do seu pai, ou da pessoa que a acompanhar ao altar.
  • A noiva é entregue ao noivo, colocando-se ao seu lado esquerdo.
  • O pai da noiva dirige-se para o lado esquerdo da igreja, sentando-se na primeira fila, ao lado da mãe da noiva.

Início da celebração

Logo que todos estejam no seu devido lugar, depois de a noiva ter sido escoltada até ao altar pelo seu pai, e de se posicionar ao lado do seu futuro marido, o sacerdote dá início à cerimónia, anunciando que o momento que se seguirá terá como fim a união de duas pessoas à luz de uma cerimónia religiosa.

Rito do Matrimónio

O rito do Matrimónio é o pico da cerimónia de um casamento, o segundo sim mais importante na relação até este dia, pois o primeiro já foi proferido quando aceitaram casar. O rito do Matrimónio envolve uma promessa de intenções e de expectativas relativamente ao casamento. Esta parte da cerimónia, implica também a constatação da livre vontade das partes, das disposições de fidelidade e da aceitação e educação dos filhos. Estas promessas e expectativas devem ser levadas em consideração e com toda a seriedade que elas representam.

Diálogo antes do consentimento

Depois de dar inicio à celebração da cerimónia, o sacerdote interroga os noivos sobre a liberdade das suas vontades (liberdade de consentimento) e sobre as suas disposições de fidelidade, de aceitação e educação dos filhos.

União das mãos e consentimento

O sacerdote convida os noivos a expressarem o seu consentimento:

. “...prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”, sendo estas palavras intenções e promessas que pretendem cumprir durante a união.

Aceitação do consentimento

De seguida o sacerdote faz a aceitação do consentimento “Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu.”

Troca de alianças e beijo

Seguido do diálogo do consentimento surge a bênção e a troca das alianças que fundamentam o diálogo de promessas feito anteriormente. As alianças são colocadas no dedo anelar esquerdo. Ambos os noivos preferem as palavras “... recebe esta aliançam como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Por fim – tradição oriunda dos tempos romanos - este pacto é selado com um beijo.

Encerramento da cerimónia pelo sacerdote

O sacerdote responsável pela cerimónia profere algumas palavras e declara o casal como marido e mulher. A partir deste momento serão oficialmente Sr. e Sra.

Assinaturas

noivos a assinarem o livro de assentos
Independentemente de a cerimónia ser civil ou religiosa, na penúltima fase da cerimónia, os noivos e os dois padrinhos prestam as suas assinaturas no livro dos assentos da igreja como testemunhas de uma união acabada de celebrar, terminado desta forma a faceta legal do acontecimento.

Procissão de saída

A porta de saída está à espera, bem como toda a família e amigos para saudar e celebrar o dia com muita animação e felicidade. 
Depois das assinaturas a procissão de saída é feita da seguinte forma:
  • Sai a noiva pelo braço direito do noivo
  • Sai as damas e pagens
  • Sai os pais da noiva e do noivo
  • Sai os padrinhos todos

Boa sorte à nós... Beijos Lud

Nenhum comentário:

Postar um comentário